Remédio caseiro para gota

Bruno G. Costa

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

Você já ouviu falar em gota? Trata-se de um tipo de artrite que é conhecida por esse nome.

O sintoma característico dela é causar dores nas articulações, em especial nos pés. O pior de tudo é que está longe de ser uma dor fraca ou branda; quem sofre de gota sente dores muito fortes, tanto que podem não conseguir andar ou fazer tarefas diferentes.

Neste texto você vai conhecer mais sobre a gota e conhecerá remédios caseiros para tratar esse problema tão doloroso.

Quais são as características desse problema?

imagem: internet

A gota não é um problema que atinge apenas os pés, embora sejam eles os mais afetado pelo problema, em especial os dedões. Os sintomas de inchaço, vermelhidão e dor latejante cosutmam atacar durante a noite, e além dos pés regiões como os joelhos e os tornozelos, além de outras articulações podem sofrer com isso.

Se você está perguntando o tempo de duração dos ataques, fique sabendo que podem durar apenas um dia, assim como podem durar semanas e meses. Para que você melhore rapidamente da gota, é preciso optar por estratégias para reverter a situação o quanto antes.

Remédios naturais para tratar a gota

Água

O primeiro remédio natural para tratar esse problema é também o mais simples. Quando se tem a produção excessiva de ácido úrico como causa principal da gota, é importante beber muita água para reduzir esses níveis. Além disso, você pode usar alguns dos remédios abaixo.

Suco de frutas cítricas

As frutas círtricas são muito boas para o nosso corpo, podendo ser decisivas na cura de problemas de saúde como a gota. As frutas cítricas são, por exemplo, o limão, a laranja e a toranja, e fazer um suco com essas frutas para tomar diariamente é necessário para que você não sofra dos sintomas da gota.

Esses sucos são especialistas no que diz respeito a reduzir os níveis de ácido úrico no sangue. Com o consumo desses sucos, você perceberá redução no inchaço. Como o gosto desses sucos pode ser bastante forte, você pode dissolvê-lo em um copo de água, bebendo três vezes por semana, sempre em jejum.

“Saiba mais sobre as frutas cítricas”

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem muitos benefícios para a nossa saúde, sendo indicado para o tratamento de vários problemas que podemos ter.

Um dos problemas que podem ser resolvidos com o vinagre de maçã é a gota, que não é párea para a ação desse item que não pode faltar na sua casa. Consumir maçã frequentemente já é ótimo para quem tem gota, mas o vinagre de maçã é ainda mais eficiente, pois equilibra o pH do corpo.

Ainda não foi feita nenhuma pesquisa que comprovou a eficácia do vinagre de maçã para tratar a gota, mas temos relatos de muitas pessoas que se dizem beneficiadas com o uso.

Para se beneficiar também você precisa misturar o vinagre de maçã na salada e nas refeições do mesmo tipo, ou então beber uma colher de sopa de vinagre de maçã diluída em um copo de água. Você precisa beber um copo disso toda manhã, até melhorar do quadro.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio poderia ser chamado também de produto de mil e uma utilidades, porque ele serve para muita coisa, tem usos cosméticos, na saúde e em outras áreas. Um de seus benefícios é o de promover a melhora de pessoas que sofrem de gota, já que ele alcaliniza o sangue e reduz a acidez.

O tratamento é muito simples de ser feito, pois basta dissolver uma colher de um copo de água e beber todos os dias. Apenas fique atento para o caso de você possuir pressão alta, pois nesse caso não pode usar esse remédio.

“Saiba mais sobre o bicarbonato de sódio”

Uvas

Se você acha que tem propensão a desenvolver gota, nada melhor do que prevenir o problema. Isso pode ser feito de maneira eficaz ao consumir uvas. Para se beneficiar, você apenas precisa consumir várias uvas por dias, quantas vezes por semana quiser. Esse remédio ainda é eficaz para tratar as dores causadas pela artrite reumatoide. Tem uvas aí na sua casa? Que tal aproveitar os benefícios dela?

Chá de gengibre

O chá de gengibre é outro “mil e uma utilidades”, pois além de dar um gosto excêntrico à comida ainda é eficaz para o tratamento de vários problemas de saúde.

Se você sofre de gota, então, vai se beneficiar também. Para isso, basta realizar uma infusão de gengibre com meia colher de chá desse produto ralado ou em pó. Essa medida equivale a xícara de água.

Para adoçar é preferível que você use mel, e é interessante você acrescentar suco de limão, e isso por dois motivos.

O primeiro é que o chá fica mais gostoso, mas o melhor motivo é que o limão vai ajudar a tratar a gota, lembra? Beba uma xícara por dia desse chá.

Apesar de ser uma raiz bastante benéfica para a nossa saúde, ela ainda tem algumas contraindicações, para as quais você precisa ficar atento se não quer sofrer efeitos colaterais.

Se você toma anticoagulantes, não pode consumir o chá de gengibre, e também não pode consumi-lo se estiver grávida, amamentando, se sofrer de hemofilia, estar abaixo do peso e sofrer de hipertensão. Caso você tenha problemas cardíacos, não pode consumir esse chá por mais de 4 dias seguidos.

“Saiba todos os usos do gengibre”

Banana

Por último, eu gostaria de apresentar a você os benefícios da banana para a gota. Se você sofre de gota, vai se beneficiar ao comer bastante banana pois ela é uma fruta que ajuda a diluir os cristais de ácido úrico no sangue que causam tanta dor. Esses cristais serão eliminados e você sentirá um pouco de melhora em poucas horas.