Salsa e seus benefícios

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

Quem conhece a salsa nunca deixa de usá-la, pois ela é cheia de benefícios para o nosso corpo, os quais você conhecerá neste texto.

Para quem não a conhece, a salsa é uma erva mediterrânica de cor verde que colore o nosso prato e deixa a comigda com um gosto excêntrico.

Várias preparações envolvendo salsa deixam os alimentos mais saborosos, com um gosto mais vivo.

Venha acompanhar este artigo, pois ele vai mostrar benefícios desse item que está presente em tantas cozinhas.

A salsa é um elemento novo?

Não, não é. Há dados que dizem que a salsa é um ingrediente que existe há mais de 2000 anos à nossa disposição.

Desde então, as pessoas passaram a consumir esse produto e perceberam que fazia bem. Atualmente com a ciência é possível fazer testes que comprovam os benefícios de alimentos como a salsa.

Uma injeção de vitaminas

Se você procura por um produto cheio de vitaminas para complementar sua dieta, fazer um chá de salsa ou simplesmente consumi-lo com maior frequência vai te fazer muito bem.

Afinal, esse é um item que contém muitas vitaminas em uma quantidade pequena de salsa. Duas colheres de sopa de salsa fornecem 2% das necessidades diárias de cálcio, ferro e ácido fólico.

Mas não é só isso. Falando em vitaminas, podemos dizer que essas mesmas duas colheres de sopa de salsa fornecem 12% de vitamina A, 16% de vitamina C e incrivelmente mais de 150% de vitamina K. É uma quantidade absurdamente grande para uma pequena quantidade de alimento.

“Veja também sobre o chá de salsinha”

Benefícios da salsa

A salsa é um item que não pode faltar na sua casa, e a minha missão é te convencer disso neste artigo.

Primeiramente, é preciso dizer que a salsa é um produto natural, pois seja, não tem (grandes) modificações pelo homem.

Isso por si só já a faz ser especial. Mas além disso há alguns benefícios importantes que você precisa conhecer para daqui a pouco sair de casa com a intenção de comprar salsa. Vamos ver esses benefícios

Infecção urinária

Um dos benefícios da salsinha é para tratar a infecção urinária, o seu chá é muito potente para atacar esse problema.

Ele é muito bom para as infecções do trato urinário de modo geral. Um dos motivos é que ela é uma planta diurética.

Quando a pessoa está com infecção urinária ela deve consumir o máximo de líquido possível para que assim ela possa ir mais vezes ao banheiro e pode ser que a bactéria responsável pela infecção possa ser expulsa.

Um chá diurético como esse é excelente para ajudar na micção e assim é capaz que melhore a infecção.

Melhora da nossa nutrição

Em um punhado de salsa, é possível encontrar também um punhado de benefícios, os quais estão dispostos nas ricas propriedades desse produto natural.

A grandiosa quantidade de vitamina K faz a salsa ser um dos melhores itens — se não o melhor — nesse aspecto, o que pode ajudar na boa saúde dos ossos.

Se você quer ter ossos saudáveis, é necessário que consuma muita vitamina K, e, como já sabemos, a salsa supre suas necessidades.

Por outro lado, temos a vitamina C, que é muito importante para fazer com que nosso sistema imunológico esteja sempre em dia, funcionando corretamente, sem problemas.

A salsa também contém betacaroteno, um antioxidante poderosíssimo.

Você sabe o que os antioxidantes são capazes de fazer por nós? Eles nos ajudam a lidar com os radicais livres, que são agentes que podem causar o envelhecimento das células — fazendo com que nossa aparência fique mais envelhecida — e podem também causar doenças cardíacas, cerebrais e cânceres.

Perigoso, não é? Portanto, o consumo de salsa se torna ainda mais importante.

Pedras nos rins

Só quem sofre de pedras nos rins sabe o quanto isso é ruim? Os médicos podem ter uma ideia, podem saber descrever, mas são os pacientes que sofrem com isso que podem sentir. Apesar de ser um problema complicado, a salsa pode te ajudar a lidar com ele, melhorando a função renal e tornando-a saudável.

O chá com folhas e raízes de salsa não é recomendado para pessoas que sofrem de problemas renais já existentes, pois pode acentuar o problema. Entretanto, é recomendado para impedir que casos iniciantes de pedras nos rins fiquem mais graves, prevenindo problemas mais sérios. De acordo com estudos, a salsa conseguiu quebrar pequenas pedras nos rins de animais.

Dores nas articulações

Uma das propriedades mais comentadas da salsa é a forte propriedades anti-inflamatória, ou seja, que reduz a inflamação e o desconforto associado a ela.

É por isso que esse item é essencial para pessoas que sofrem de dores nas articulações, as quais são geradas e geram inflamação.

Para se beneficiar, você precisa consumir todos os dias, podendo ser chá, no suco ou com a comida.

Contra a fraqueza e a anemia

Se você sofre de anemia por conta de deficiência de ferro, a anemia ferropriva, pode se beneficiar ao consumir um pouco de salsa, pois é um produto natural que contém uma grande quantidade desse mineral tão importante para a nossa saúde.

Para se beneficiar, você apenas precisa comer duas colheres de sopa de salsa, o que dá 2% das quantidades que você precisa diariamente.

Além disso, você pode comer outros alimentos que contêm ferro, então faça uma breve pesquisa e escolha os alimentos que contêm esse mineral que mais lhe agradam.

Com a diminuição da anemia, é natural que a pessoa sinta mais força e revitalização. A salsa vai ajudar a pessoa a se levantar.

Benefícios contra o câncer

O câncer é uma doença muito estabilizante para quem sofre dela e para a família e os amigos, as pessoas que cuidam do indivíduo que sofre dessa doença.

A boa notícia que é que mais fácil você enfrentar o câncer quando consome salsa, pois ela contém compostos importantes que atuam como anticancerígenos.

Dessa forma, é possível que a salsa iniba um pouco o crescimento tumoral, melhorando as chances de recuperação.

Por exemplo, em relação à luta contra o câncer a salsa atua de quatro formas diferencias.

A primeira é sendo o maravilhoso antioxidante que é, eliminando os radicais livres.

A segunda é protegendo o ADN contra os danos que o cancro ou outra doença causa. A terceira e quarta são inibindo a proliferação e a migração de células cancerígenas no corpo.

Isso significa que é mais fácil de você sobreviver ao câncer se consumir salsa.

Emagrecimento

A salsa auxiliar no processo de emagrecimento, sendo indicada para isso quando você auxiliar esse tratamento com exercícios e uma alimentaçãqo balanceada. Experimente tomar o chá de salsa com limão para emagrecer.

Diabetes

Como último benefício, podemos citar que a salsa é um importante item para prevenir e para tratar a diabetes.

Se você acredita que pode sofrer diabetes, o momento para consumir salsa é agora.

Se você já sofre de diabetes, também é o momento para consumir salsa, pois isso vai ajudá-lo a tratar a doença.

Produtos naturais que são ricos em miricetina diminuem o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 26%, o que é um valor bastante alto e interessante.

A salsa é um alimento muito rico em miricetina, onde contém cerca de 8 miligramas para cada 100 gramas de salsa.

É possível que você tenha uma boa melhora da diabetes a partir do momento em que ingerir salsa.

Efeitos colaterais e contraindicações

A salsa consumida em excesso pode causar azia e gastrite, inflamação renal, alergias, perda de gravidez, distúrbios neurológicos e reações cutâneas.

Esse chá é contraindicado para pessoas com problemas hepáticos, de epilepsia, mal de Parkinson, doença de Crohn, doenças renais, alergias respiratórias, se você é uma criança, se está grávida e amamentando.

Se você está dentro dessas contraindicações, não pode consumir o chá. Se tem alguma dúvida, procure a orientação do seu médico.