Verbena e seus benefícios

Bruno G. Costa

Saiba mais em CLIQUE AQUI
Sou mineiro "Uai", psicólogo de formação e estudioso ...
Bruno G. Costa

Últimos posts por Bruno G. Costa (exibir todos)

Apresentaremos o que é a verbena, suas propriedades, benefícios e contraindicações. Você não pode perder!

A verbena é boa para a saúde?

A verbena é uma planta medicinal usada desde muito tempo atrás por contra das suas propriedades e benefícios para a nossa saúde. A verbena trata problemas no fígado, gripe, dores de cabeça, febre e ansiedade. Quer conhecer mais? Leia todo texto.

O que é a verbena?

Quando falamos na verbena estamos nos referindo a uma planta herbácea nativa da Europa. É uma planta com capacidade para curar muitas das enfermidades que podemos apresentar, além de ser útil na questão da prevenção dessas doenças.

As doenças que podem ser prevenidas e curadas com a verbena podem ser doenças comuns, como a gripe, ou doenças que uma quantidade menor de pessoas tem. A melhor verbena é aquela de origem ecológica, onde não foi usado pesticidas. Procure por ela na sua cidade.

Propriedades da verbena

A verbena é uma planta conhecida por suas diversas propriedades muito interessantes para o nosso corpo e a nossa mente, sendo recomendada para tratar determinados problemas de saúde.

O chá de verbena tem propriedades digestivas, antiespasmódicas, analgésicas, sedativas, anti-inflamatórias, expectorantes, hepatoprotetoras, diaforéticas, antianêmicas, tônicas, emenagogas e antirreumáticas.

Todos esses benefícios são suficientes para garantir o bem-estar de pessoas que sofrem de deteterminadas doenças e problemas de saúde. Agora, você já conhece as maravilhosas propriedades que a verbena tem. Quer saber como elas são aplicadas em forma de benefícios? Está logo abaixo.

Benefícios da verbena

Os produtos naturais sempre nos surpreendem com seus benefícios, e, em cada artigo que você vê aqui, descobre mais benefícios desses produtos naturais que podem ser encontrados perto da nossa casa.

Resfriado e gripe

Um dos benefícios da verbena é tratar o resfriado e a gripe, problemas de saúde muito comuns. Com esses problemas, sempre é bom ter algo como a verbena em casa para tratar dessas situações. Além disso, o chá de verbena é uma bebida importante para tratar a fadiga física e mental. Se você costuma sentir cansaço, vai se beneficiar com essa maravilhosa bebida.

Alívio das dores

O chá de verbena pode ser usado como uma infusão para diminuir a dor no nosso corpo. Você pode reduzir as dores de cabeça, dores no corpo. Se você sofre desses problemas de saúde, experimente consumir infusão de verbena com regularidade, para que esses problemas sumam.

Digestão

O chá de verbena é um item que não pode faltar no seu consumo se você sofre de uma digestão lenta e pesada, permeada de problemas. Essa bebida é um remédio muito bom para acelerar a nossa digestão, fazendo com que ela ocorra de forma facilitada.

Saúde do fígado

A verbena é uma planta que protege o nosso fígado, um item que precisa sempre estar em boas condições para exercer uma boa função no seu corpo, para nos ajudar. O chá de verbena é capaz de tratar problemas como fígado gorduroso, icterícia ou inflamação.

Problemas de sono

Se você sofre de algum problema de sono, como a insônia, pode se beneficiar com o consumo do chá de verbena, que é um item que acalma com suas propriedades sedativas.

Reumatismo

O chá de verbena é uma bebida muito importante para pessoas que sofrem de problemas como reumatismo, pois contém propriedades anti-inflamatórias. Dessa forma, esses problemas podem ser controlados.

Estresse

O estresse é um mal do século, pois está constantemente com a gente. Em casa, no trabalho, nas festas. E ele faz muito mal, podendo desencadear até mesmo doenças. Se você é uma pessoa que sofre de estresse, pode se beneficiar com o consumo de verbena. Se você sofre de ansiedade, um outro mal do século, pode se beneficiar com o consumo da verbena.

Dores nas articulações

As dores nas articulações podem ser horríveis, mas uma das maneiras de diminuir a incidência dessas dores é usando a verbena. Você pode ingerir a infusão ou colocar cataplasmas diretamente sobre as regiões com dores.

Retenção de líquidos

A retenção de líquidos é um problema onde se acumula um excesso de líquidos no nosso corpo, causando inchaço e outros problemas de saúde. Com o consumo do chá verbena, o excesso de líquidos é reduzido e a pessoa passa a apresentar melhora no quadro de retenção de líquidos. O chá de verbena é importante para o fígado e para os rins.

Outros problemas

O chá de verbena ainda é uma bebida que pode tratar problemas de saúde como entorses e tendinites. Se você sofre desses problemas, pode se beneficiar. Dessa forma, é combatida a dor e a inflamação.

Como tomar a verbena

A verbena pode ser usada de suas formas, sendo por uso interno ou uso externo. Como uso interno, podemos fazer uso de uma infusão.

Para fazer esse maravilhoso chá, você pode acrescentar uma colher de chá de verbena seca em um copo com 150 ml de água muito quente, sem que ela esteja fervendo mas quase.

Então, você deve cobrir o copo durante 5 minutos, para então coar e beber pouco a pouco quando estiver em uma temperatura agradável.

Para você fazer o uso externo da verbena, você pode fazer o chá e aplicá-lo em um cataplasma ou compressas sobre as doenças de pele.

Você pode aplicar em problemas de pele como eczemas, furúnculos ou queimaduras, que terá bons resultados. Se você sofre de cáries, pode usar o chá de verbena para fazer um bochecho. Isso ainda vai melhorar a sua saúde bucal.

Verbena orgânica

É muito importante consumir alimentos orgânicos (sempre que possível), onde nos quais não foi aplicado inseticidas, pesticidas e outros problemas que eliminam as pragas mas acabam nos fazendo mal. Dessa forma, até mesmo os efeitos colaterais podem diminuir, pois esses itens são realmente prejudiciais.

Há contraindicações da verbena?

Infelizmente, sim. As contraindicações também estão presentes nos produtos naturais, e com o chá de verbena é a mesma coisa.

Esse chá não deve ser consumido por determinados tipos de pessoas, pois pode fazer muito mal.

O chá de verbena não é recomendado para mulheres grávidas, lactantes e crianças menores de 12 anos de idade. Além disso, o consumo de verbena é desencorajado para pessoas que sofrem de hipotireoidismo.

Também há uma indicação de tempo de consumo desse chá. Você não pode consumir o chá de verbena por mais de duas semanas. Consuma duas semanas, descanse por no mínimo mais duas semanas, para só então voltar a consumir o chá de verbena. Dessa forma, você pode garantir que receberá apenas os benefícios do chá de verbena, sem sofrer dos problemas que podem advir do consumo desse produto natural.

Este texto é apenas informativo, logo, não substitui a consulta com um médico ou um especialista em produtos naturais. O mais indicado é que você consuma a verbena sempre se consultando com um médico ou especialista que conhece o seu histórico médico. Dessa forma, ele pode apontar possíveis cenários onde você não deve consumir a verbena.